A catarata representa um problema ocular ocasionado pela perda de elasticidade e transparência do cristalino (lente responsável por receber os raios solares para a formação da imagem). A opacidade e rigidez do cristalino tornam a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos.
O tratamento da catarata é cirúrgico e consiste na troca do cristalino que está danificado por lentes intraoculares destinada a reabilitar a acuidade visual do paciente.
Atualmente, existe uma grande variedade de lentes disponíveis no mercado. Dentre elas, lentes consideradas premium que usam alta tecnologia e permitem corrigir, além dos defeitos do cristalino, as disfunções refrativas. Ou seja, são lentes que atuam na catarata e também nos problemas de miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo, possibilitando que o paciente tenha a possibilidade de abandonar parcialmente ou definitivamente os óculos.
Os principais tipos de lente intraoculares premium são:
- Lentes Intraoculares Monofocais Asféricas
As lentes monofocais podem ser utilizadas em boa parte das cirurgias de catarata. Essas lentes possuem somente um foco (monofocal). Em outras palavras, elas permitem a correção refrativa apenas em uma distância, geralmente da visão de longe. Diferente das lentes monofocais esféricas que são mais curvas, as lentes asféricas possuem uma tecnologia mais sofisticada, seu formato é mais plano, o que possibilita mais conforto e uma melhor performance visual.
- Lentes Intraoculares Tóricas
Essas lentes representam um grande avanço na oftalmologia, pois permitem corrigir o astigmatismo pré-existente de pacientes submetidos à cirurgia de catarata. Até pouco tempo, a correção do astigmatismo após a cirurgia de catarata só podia ser feita com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa complementar.
- Lentes Intraoculares Multifocais
O próprio nome antecipa, as lentes multifocais têm mais de um ponto focal. Elas oferecem correção de problemas refrativos independente da distância. Com a aplicação dessa lente, a maioria dos pacientes acaba abandonando o uso de óculos, já que a lente supre a necessidade de enxergar de perto e de longe.
- Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas
Antigamente, o efeito do implante das lentes multifocais poderia ficar prejudicado no caso de haver astigmatismo pré-existente. Dessa forma, as lentes intraoculares multifocais tóricas vieram para suprir também a correção do astigmatismo com extrema precisão óptica.
- Lentes Acomodativas
As lentes acomodativas trazem consigo uma tecnologia capaz de permitir a movimentação da lente dentro do saco capsular. Essa tecnologia proporciona uma melhor focalização para perto sem óculos e também para longe, a lente se assemelha bastante ao próprio cristalino.
- Lente Intraocular Tecnis Symfony
A Tecnis Symfony traz a avançada tecnologia denominada de alcance estendido da visão. Ela fornece correção da presbiopia (vista cansada) em pacientes portadores de catarata com o sem astigmatismo. Atualmente é reconhecida como uma lente que permite visão de amplo alcance e de alta qualidade.
- Lentes Intraoculares Trifocais
Essa evolução das lentes intraoculares fornece a correção para três distâncias de foco diferentes: a visão de perto, a visão de distância intermediária (comprimento do braço) e a visão de longe. As lentes trifocais mantém uma boa sensibilidade de contrastes e redução dos distúrbios visuais ocasionados pela catarata.
Converse com o seu oftalmologista
A escolha da lente mais apropriada depende da avaliação do médico oftalmologista. Além de um exame detalhado das condições oculares, ele também vai considerar os hábitos de vida e objetivos do paciente para, assim, sugerir a lente intraocular mais adequada.
A CLAO Medicina Integrada dispõe de oftalmologistas especialistas em cirurgia de catarata com lentes intraoculares premium. Agende uma consulta!