Como funciona a vasectomia?

Como funciona a vasectomia

A vasectomia, também conhecida como esterilização masculina, é uma cirurgia realizada em homens com a finalidade de evitar a gravidez. Esse procedimento cirúrgico funciona como uma espécie de laqueadura e consiste no corte, ligação e bloqueio dos dutos deferentes, que são os canais responsáveis pelo transporte dos espermatozoides no momento da ejaculação.

A vasectomia é considerada eficaz e segura para a contracepção

A vasectomia é considerada uma cirurgia pouco invasiva e de baixo risco. Ela é realizada por meio de duas pequenas incisões escrotais laterais para localizar os dutos deferentes, que passam lateralmente na região do escroto. Depois de encontrados, os dutos são cortados para que a passagem dos espermatozoides seja interrompida, eles continuarão sendo produzidos, mas não serão mais liberados durante a ejaculação.

Mitos sobre a vasectomia

Foram criados muitos mitos em torno da vasectomia. No entanto, vale destacar que a produção hormonal masculina não é afetada pelo procedimento e também não há interferência na função erétil, uma vez que os nervos e vasos sanguíneos, responsáveis pela ereção do pênis, não estão envolvidos na cirurgia.

A vasectomia não tem impacto na libido e não altera o desempenho sexual.

Primeiros meses após a cirurgia

Nos primeiros três meses após a realização da cirurgia, há a necessidade de utilizar outro método contraceptivo, até que todos os espermatozoides restantes sejam liberados. O espermograma, também conhecido como exame de fertilidade masculina, deve ser feito para assegurar o nível de confiabilidade da esterilização.

Pacientes aptos ao procedimento de acordo com a Lei nº 14.443

Em março de 2023, entrou em vigor a Lei nº 14.443, que dispensa o consentimento do cônjuge para autorizar a laqueadura, em mulheres, e vasectomia, em homens. Essa lei também reduziu para 21 anos a idade mínima para a realização dos procedimentos no país. Quem tem dois ou mais filhos vivos pode realizar a cirurgia a partir dos 18 anos.

A legislação prevê ainda a exigência de manifestação pela cirurgia em documento escrito e assinado. Após a emissão do documento, deve ser observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias até o ato cirúrgico, período no qual será propiciado ao paciente o acesso a um serviço de aconselhamento médico sobre as vantagens, desvantagens, riscos e eficácia do procedimento. O objetivo é evitar a esterilização precoce.

Converse com o seu médico

Se você tem interesse ou curiosidades acerca da vasectomia, converse com um médico da sua confiança para que ele lhe oriente sobre as possibilidades. Na CLAO MEDICINA INTEGRADA, contamos com uma equipe de urologia qualificada e competente. Agende seu atendimento.

Compartilhar:

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia
CLAO Medicina Integrada. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.
plugins premium WordPress