Altas temperaturas podem impactar na saúde urinária

As altas temperaturas impactam a saúde urinária devido aos efeitos da desidratação. Em climas quentes, o corpo tende a transpirar mais para ajudar a regular a temperatura, o que leva à perda de líquidos e eletrólitos. A desidratação torna a urina mais concentrada e diminui o seu volume, propiciando o surgimento de infecções do trato urinário e de cálculos renais.

Infecções do trato urinário

Infecção urinária é uma denominação geral que representa qualquer tipo de quadro inflamatório que se estende dos rins à uretra, passando pela bexiga. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 80 a 85% dessas infecções são decorrentes da bactéria Escherichia coli (E. Coli). No tempo quente, a perda de líquidos que leva à diminuição e concentração da urina pode ser um fator de risco para inflamações, sendo a mais comum delas a cistite.

Uma das queixas mais comuns é uma sensação de queimação ou dor ao urinar, além disso, o paciente pode apresentar aumento da frequência urinária, urgência para ir ao banheiro, dor abdominal ou pélvica, sensação de esvaziamento incompleto, urina turva e com odor forte e até mesmo febre.

É importante notar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e também podem depender da gravidade da infecção. Além disso, os sintomas em crianças e idosos podem ser diferentes dos observados em adultos jovens.

Cálculos renais

Os cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins ou litíase renal, se formam quando substâncias dissolvidas na urina, como sais minerais e cristais, se acumulam e se agregam para criar massas sólidas. No calor intenso, sem a reposição adequada de líquidos, aumentam as chances de formação de cálculos pela superconcentração de minerais como o cálcio, oxalato, ácido úrico e fosfato.

A dor é frequentemente o sintoma mais específico dos cálculos renais. Ela pode variar de intensidade e se manifestar como uma dor aguda, tardia ou cólica na região lombar, no flanco ou no abdômen, muitas vezes no lado onde o cálculo está localizado.

Prevenção de problemas urinários nas altas temperaturas

A prevenção de problemas urinários devido ao calor envolve principalmente manter-se bem hidratado e adotar medidas para reduzir o risco de desidratação e infecção. Além da ingestão de líquidos, também é importante manter uma dieta balanceada e com pouco sódio. Outro ponto importante é a correta higiene pessoal e a utilização de roupas leves e respiráveis.

Urologia na CLAO!

Diante de sintomas urinários, como dor, ardência, aumento da frequência urinária, dificuldade de excreção, sangue na urina ou outros, é importante procurar atendimento médico para um diagnóstico e tratamento adequado. Na CLAO, nós contamos com uma equipe especializada em Urologia. Agende o seu atendimento!

Compartilhar:

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia
CLAO Medicina Integrada. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.
plugins premium WordPress