No mês de novembro são realizadas as atividades da Campanha Novembro Azul, que alerta sobre a importância dos cuidados e do diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina, principalmente o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais incidente nos homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
Atualmente, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
Como prevenir o câncer de próstata?
Embora não seja possível prevenir o câncer de próstata, a redução de riscos e agravamento do quadro pode ser feita de acordo com as seguintes medidas:
· Consultas médicas regulares
· Alimentação saudável
· Controle do peso
· Prática de atividade física
· Moderação no consumo de álcool
· Não fumar
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada com objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames antes, a partir dos 45 anos.
Quais os fatores de risco e sintomas do câncer de próstata?
A idade é um dos principais fatores de risco, a incidência começa a aumentar a partir dos 50 anos. Dois em cada três pacientes com essa doença têm mais que 65 anos quando recebem o diagnóstico. O histórico familiar também deve ser levado em consideração, possuir parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata aumenta duas vezes a probabilidade de desenvolver a doença. Além disso, pesquisas apontam os riscos relacionados à obesidade e ao sobrepeso.
No início, o câncer de próstata pode ser silencioso, os sintomas mais comuns são: sensação de que a bexiga não esvazia após urinar, dor para ejacular, desconforto nos testículos, sangramento pela uretra e urina em pequenas gotas. Em estágio avançado, essa doença pode até causar dor nos ossos.
Novembro azul na CLAO
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália. Essa campanha visa difundir conhecimentos e informações para que os homens cuidem da sua saúde e do seu bem-estar, através de medidas de autocuidado, checkups médicos e adoção de hábitos saudáveis.
A conscientização gerada objetiva levar a diagnósticos mais precoces, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e de sobrevivência não só nos casos de câncer de próstata, mas também de doenças crônicas. Cuide-se! A CLAO MEDICINA INTEGRADA apoia o Novembro Azul!