Diabetes e saúde ocular
O dia 14 de novembro marca o Dia Mundial da Diabetes, essa data foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização sobre essa doença e, principalmente, para evidenciar a importância da prevenção. A diabetes tem impacto em todo o corpo, incluindo os olhos e a visão.
Compreendendo a Diabetes
Diabetes mellitus, comumente chamada de diabetes, é uma condição crônica em que o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue utilizar eficazmente a insulina que produz. A insulina é um hormônio necessário para transformar o açúcar (glicose), os amidos e outros alimentos em energia para o corpo. A falta de controle eficaz da glicose no sangue pode levar a problemas graves de saúde.
Como a diabetes afeta a visão?
A produção desregulada de insulina pode afetar os olhos de diversas maneiras, acarretando o surgimento de problemas oculares ou agravando quadros já existentes. As complicações vão desde hemorragias e dores, até o comprometimento total da visão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, cerca de 40% dos diabéticos sofrem com alterações oftalmológicas decorrentes da doença. Dentre elas, uma das principais é a Retinopatia Diabética.
Retinopatia Diabética: uma das principais complicações da Diabetes na saúde ocular
A Retinopatia Diabética afeta os vasos sanguíneos da retina, a parte sensível à luz no fundo do olho, levando a alterações na visão e, em casos mais graves, à perda de visão. Existem dois principais tipos:
- Retinopatia Diabética não proliferativa que é caracterizada por pequenos inchaços nos vasos sanguíneos da retina, conhecidos como microaneurismas.
- Retinopatia Diabética proliferativa, em que novos vasos anormais e frágeis começam a se formar na retina, causando derramamento, manchas e até mesmo hemorragias vítreas.
Os sintomas iniciais podem ser discretos, mas, ao longo do tempo, podem incluir visão turva, manchas flutuantes, dificuldade em ver núcleos e, em estágios avançados, perda de visão. A prevenção, detecção precoce e tratamento adequado da Retinopatia Diabética são cruciais para evitar complicações visuais graves.
Outras doenças oculares causadas pela Diabetes
Além da Retinopatia Diabética, outros problemas podem aparecer como o Edema Macular Diabético, que é resultado do excesso prolongado de açúcar no sangue, fazendo com que os vasos sanguíneos oculares absorvam mais líquido, levando ao inchaço da retina e prejudicando sua função.
A hiperglicemia que ocorre na Diabetes modifica as proteínas presentes no cristalino, aumentando a probabilidade de sua opacificação. Assim, os pacientes diabéticos, geralmente, têm uma evolução mais rápida da Catarata e maior chance de desenvolvê-la precocemente. A Diabetes também é um fator de risco para o desenvolvimento de Glaucoma, problema caracterizado pela lesão do nervo óptico devido ao aumento da pressão intraocular.
Atenção! A diabetes pode levar à cegueira!
A Diabetes é uma doença progressiva que necessita de cuidados constantes, quando está fora de controle, ela pode trazer prejuízos para todo o organismo. Na visão, quando não tratada corretamente, ela pode levar até mesmo à cegueira.
Os problemas oftalmológicos desencadeados pela Diabetes devem ser tratados desde o início a fim de preservar visão e assegurar a qualidade de vida dos pacientes. Agende uma consulta de rotina na Clao Medicina Integrada para cuidar da sua saúde ocular.