Abril marrom é uma campanha de conscientização sobre a cegueira. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações e atividades com o objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de problemas oculares que podem causar a perda da visão.
Situação da cegueira no Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).
Importância do diagnóstico precoce
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo são cegas ou têm algum grau de deficiência visual. As principais causas de cegueira incluem doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética. Muitas dessas condições podem ser prevenidas ou tratadas com a realização regular de exames oftalmológicos e o controle adequado da hipertensão e da diabetes.
Inclusão e reabilitação
O abril marrom também aborda a importância da reabilitação e da inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças que possuem tratamentos e cuidados efetivos, existem condições incuráveis que progridem de forma irreversível e levam à perda da visão. É o caso, por exemplo, de doenças raras da retina.
Essa campanha representa uma oportunidade de sensibilizar a população sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual e para incentivar políticas públicas de inclusão que possibilitem igualdade de acesso a todos.
Curiosidades sobre o abril marrom
A campanha de conscientização sobre a cegueira ocorre no mês de abril, pois esse também é o mês em que se comemora o Dia Nacional do Braille. O dia 8 de abril foi escolhido pois é a data que marca o nascimento de José Álvares de Azevedo, professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. E a cor marrom foi escolhida para a campanha, por ser a cor de íris da maioria dos brasileiros.
A CLAO apoia o abril marrom!
A CLAO MEDICINA INTEGRADA apoia o abril marrom e reforça que a prevenção é um passo importante para evitar a cegueira e outras doenças oculares. Se você não faz exames oftalmológicos regulares, este é um bom momento para marcar uma consulta e acompanhar como anda a saúde dos seus olhos.