Desde os anos 90, o mês de outubro é marcado por ações informativas sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero. O movimento, mundialmente conhecido como Outubro Rosa, tem o objetivo de realizar um trabalho de conscientização em diversas plataformas sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde da mulher.
Câncer de Mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Outro dado preocupante é o de que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres do país.
Câncer do Colo do Útero
O câncer do colo do útero, também denominado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esse vírus é muito comum e, apenas em alguns casos, ocorrem alterações celulares que evoluem para o câncer. Essas alterações podem ser identificadas no exame preventivo, mais conhecido como Papanicolau.
O câncer do colo do útero representa o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por isso a importância de alertar para os cuidados preventivos.
Prevenção do câncer no Outubro Rosa
Um dos principais objetivos do Outubro Rosa é o de divulgar as formas prevenção do câncer de mama e do colo do útero, englobando os cuidados gerais para diminuir as chances de desenvolvimento da doença. O objetivo primário da prevenção é o de impedir o surgimento do câncer, através da adoção de hábitos saudáveis e da redução dos fatores de risco. Já a prevenção secundária trata do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de sucesso do tratamento.
No caso do câncer de mama, é importante prestar atenção nas mudanças que podem aparecer no corpo, a principal delas é a presença de nódulos mais endurecidos na região da mama, pescoço ou axilas. Mas, além da observação de sinais suspeitos, a orientação de cuidados preventivos abrange o acompanhamento regular com médicos especialidades na área, bem como para a realização da mamografia.
Um dos tipos de prevenção contra o câncer do colo do útero envolve o uso de preservativos na relação sexual, a fim de diminuir o risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). Mas a principal forma de prevenção primária é a vacina contra o HPV, aplicada em meninas e meninos. A vacinação, em associação com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementa como ação de prevenção para esse tipo de câncer.
Cuidados com a saúde da mulher é na Clao Medicina Integrada!
A CLAO MEDICINA INTEGRADA, buscando sempre zelar pela saúde integral do paciente, agora dispõe de atendimento especializado em GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. A qualidade e a excelência que você já conhece e confia presentes em outras especialidades médicas.
Agende a sua consulta!