Outubro Rosa – Precisamos falar sobre o câncer de mama!

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama que ocorre anualmente, desde os anos 90. Seu objetivo principal é o de informar e de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do rastreamento dessa doença.

O câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é uma das doenças que mais acomete mulheres em todo o mundo. Em 2020, aproximadamente 2,3 milhões de novos casos foram registrados globalmente, o que representa cerca de um quarto de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.

No Brasil, as projeções para 2023 apontam para 73.610 novos casos de câncer de mama, o que equivale a um risco estimado de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer lidera as estatísticas de mortalidade por câncer entre as mulheres no país, com uma taxa de mortalidade ajustada à idade, seguindo os padrões globais, de 11,71 a cada 100 mil mulheres, resultando em 18.139 óbitos em 2021.

Principais sinais de alerta

Os principais indícios de um possível câncer mamário incluem a presença de caroço (nódulo) que, em geral, é rígido, não móvel e indolor. Além disso, a mulher deve observar alterações na pele da mama, como vermelhidão ou a aparência semelhante à casca de laranja, bem como mudanças no mamilo, como retração ou descarga espontânea de líquido.

Também é importante estar ciente de pequenos nódulos que possam surgir na região do pescoço ou nas axilas, pois isso pode indicar uma possível propagação do câncer. Reconhecer esses sintomas precocemente e buscar atendimento médico regular são medidas importantes para o tratamento do quadro.

Fatores de risco

Não há uma causa única para o surgimento do câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao seu desenvolvimento, como: idade avançada, histórico familiar da doença, mutações genéticas, exposição a hormônios, menstruação precoce e menopausa tardia, histórico pessoal de câncer de mama, exposição à radiação, consumo de álcool, obesidade, história de gravidez e uso prolongado de contraceptivos orais.

No entanto, muitas mulheres diagnosticadas com câncer de mama não apresentam fatores de risco, ao tempo em que ter um ou mais fatores não garante o desenvolvimento da doença. A detecção precoce e o acompanhamento médico regular são cruciais para reduzir o impacto dessa doença.

Lembre-se: cada caso é único, e as medidas preventivas podem variar de acordo com o histórico de risco individual de cada paciente. Cuide-se!

Ginecologia na CLAO!

A CLAO Medicina Integrada apoia e incentiva as ações do Outubro Rosa e  oferece às pacientes atendimento e assistência médica completa na área de Ginecologia. Quer saber mais sobre esse serviço? Acesse!

Compartilhar:

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia
CLAO Medicina Integrada. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.
plugins premium WordPress